quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Nutrição - É tudo uma questão de equilíbrio


A escolha dos Alimentos
O que comer; quanto comer; faz bem ou faz mal? Se formos pensar bem, as respostas se tornam difíceis, além daqueles outros empecilhos, como hábitos, preferências, custo, disponibilidade de alimentos e por aí vai. Para quem quer se alimentar de uma maneira saudável, equilibrada, mas também de maneira prática e sem rodeios, a Pirâmide dos Alimentos parece ser interessante. Ela foi criada como uma forma ilustrativa, substituindo a Roda dos Alimentos, a qual não se podia visualizar as proporções dos grupos alimentares. Já na Pirâmide dos Alimentos isto fica claro, pois o que está na base é o que devemos comer em maior quantidade, chegando ao topo com aqueles alimentos que podemos utilizar com maior parcimônia. Nós escolhemos o que queremos comer, respeitando apenas o número de porções diárias de cada grupo alimentar. A Pirâmide dos Alimentos pode ser utilizada tanto por crianças como por adultos que possam se alimentar normalmente. É claro que as porções são diferentes para as diversas faixas etárias e também não se inclui aqui indivíduos que necessitam de dietas especiais.
O número de porções descrito abaixo vai ser maior ou menor de acordo com a faixa etária e situação de cada um. Um atleta, uma gestante ou um adolescente, por exemplo, terão diferentes necessidades. Veja só:

Grupo dos pães, cereais, arroz e massas: 5 a 11 porções.
Grupo dos vegetais: 2 a 5 porções.
Grupo das frutas: 2 a 4 porções.
Grupo do leite e derivados: 2 a 3 porções.
Grupo das carnes, aves, peixes, ovos, feijões: 2 a 3 porções (150 a 200 g).
Gorduras, óleos e açucares: Algumas gorduras já incluídas nos alimentos. Os adicionados não precisam ser diários.

Até aí, tudo bem, mas como nada é tão fácil, surgem complicações como, por exemplo: "O que é uma porção" ou "A minha porção não é igual a sua". É claro que as porções foram definidas com base em pesquisas; o que a maioria das pessoas usava como uma porção. Não é preciso sair por aí carregando sua balancinha e pesando tudo que vai comer.... Precisaríamos de um espaço bem maior para dar uma lista de exemplos de porções de cada alimento.
Não vamos esquecer de uma coisa: o exercício físico deve acompanhar a Pirâmide dos Alimentos, sem exageros, apenas seguindo uma programação semanal de atividades físicas.
Obrigado e até a próxima!
Maria Alice Maciel - Nutricionista

Nenhum comentário: