sábado, 11 de outubro de 2008

Pensando a Gastronomia!


"A cozinha é uma arte? É  possível comparar Robuchon com Picasso; Arzak com Kandinsky; Girardet com Miró? Creio que este é um exercício de análise muito complicado, que acabo resolvendo sempre do mesmo modo: a cozinha é cozinha, e nada mais.
Por que estas comparações são tão difíceis? Em primeiro lugar, a cozinha se faz para servir em um estabelecimento que se chama restaurante, que tem de funcionar como negócio, independente do espírito artístico mais ou menos alto do cozinheiro. O ponto de contato entre a cozinha e a arte poderia estar no processo de criação de um prato, mas como em outras facetas do ser humano, a cozinha pública combina a arte com o artesanato. Definitivamente repito, cozinha é cozinha.
Não tenho dúvidas de que a arte pode existir na Gastronomia, tanto no fenômeno de criação como na percepção de quem recebe o produto. Na minha opinião, os verdadeiros artistas são os comensais, capazes de se emocionarem diante de um prato, de tranmitirem algo muito difícil de explicar, salvo quando se recorre a metáforas ou, por que não, a observações como a de um bom amigo andaluz: a arte é sentir frio."
                                    Ferran Adrià em "Los secretos de El Bulli"

Um comentário:

Anônimo disse...

É fato que a gastronomia em suas diversas facetas expressa traços de arte! Acredito ainda que ela é o elo entre as ciências da Nutrição e o prazer de comer em prol da saúde. Digo isto porque modas ou tendências modificam a dieta a cada período e nos vemos confusos diante de tantas publicações... Comer é mais que uma reivindicação silenciosa do corpo por nutrientes(tenho certeza que fico mais feliz quando vejo um crème brulée rsrs), mas também uma prática cultural, uma forma de sociabilidade e de prazer.