sábado, 18 de outubro de 2008

Pensando a Gastronomia


O dia que descobri que existia a criatividade - Ferran Adrià
"Quando no verão de 1983 aterrisei no El Bulli, meus conhecimentos culinários se resumiam em possuir uma boa técnica e em saber quase de cor El Practico, a bíblia da cozinha clássica na Espanha. A partir deste momento comecei a escutar muitos comentários a respeito da criatividade e imaginação dos cozinheiros mais importantes da Europa naquele momento, mas a verdade é que nunca me imaginei alcançar um nível similar a eles. Em outubro de 1984, quando passei a ocupar o posto de Chef de Cozinha e me vi obrigado a confeccionar o cardápio, minha primeira iniciativa foi comprar os livros escritos por estes cozinheiros para copiar, total ou parcialmente, suas receitas.
Estive trabalhando assim durante dois ou três anos, até que, durante uma viagem que fiz com um grupo de profissionais pela Costa Azul francesa me levaram para assistir a um estágio que Jaques Maximin, cozinheiro do Hotel Negresco, de Niza, estava realizando para a Fundação Escoffier (curiosamente, dez anos depois eu mesmo daria um curso para esta mesma instituição). Naquela ocasião um assistente perguntou: O que é Criatividade? ao que  Maximin respondeu: Criatividade é não copiar. Esta resposta, tão singela e contundente, mudou toda minha vida profissional. Quando cheguei a Rosas, guardei todos estes livros que haviam me ajudado tanto e os fui usando cada vez menos, iniciando assim um novo caminho na cozinha."
Ferran Adrià em Los secretos de El Bulli

De novo Ferran Adrià, o Chef que dividiu a Gastronomia em Antes e Depois dele próprio...
ETA cozinheiro porreta!!

Um comentário:

Unknown disse...

Muitas dicas saudáveis e deliciosas.
Adorei uma delícia

Nadia